Notícias

Da direita p/ esquerda as nutricionistas Karen Blanda Reis do Nascimento e Andrea Maria Magalhães (DIALE), a estagiária Josefa Stefani Oliveira Reis (DNUT/UFS), Profa. Dra. Renata Lopes de Siqueira (CECANE UFS) e a Agente PNAE Carla Caroline de Olive

CECANE/UFS PRESTA ASSESSORIA TÉCNICA e CIENTIFÍFICA A EQUIPE DE NUTRIÇÃO DO PNAE SÃO CRISTÓVÃO

Na última terça-feira, 12/04, o Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar da Universidade Federal de Sergipe (CECANE/UFS), reuniu-se com a equipe de nutricionistas da Diretoria de Alimentação Escolar (DIALE), instância administrativa da Secretaria Municipal de Educação responsável pela gestão do PNAE.

O objetivo da reunião foi prestar assessoria técnica e cientifica em relação ao protocolo de procedimentos para a inclusão do camarão no cardápio da alimentação escolar. Destaca-se que Sergipe se encontra entre os quatro estados brasileiros que mais produzem o crustáceo, sendo o município de São Cristóvão o terceiro maior produtor do estado.

Desta forma, visando um apoio a carcinicultura e ao desenvolvimento socioeconômico local, assim como, a valorização da cultura alimentar regional, recentemente a prefeitura de São Cristóvão optou por incluir na alimentação escolar o filé do crustáceo litopenaeus vannamei, mais conhecido como camarão-de-patas-brancas, que é um produto produzido e comercializado na cidade.

Não obstante todos os benefícios socioculturais, econômicos e nutricionais da inclusão do camarão na alimentação escolar, é importante ressaltar que este alimento possui potencial alergênico e alta perecibilidade se não observados, rigorosamente, todos os cuidados sanitários no processo de produção, beneficiamento, transporte, armazenamento, preparo e oferta do camarão. Com o intuito de evitar perdas, ampliar a aceitabilidade das preparações culinárias e, principalmente, prevenir reações adversas a saúde dos escolares, a equipe de nutrição da DIALE, em parceria com estagiários do Departamento de Nutrição elaborou um protocolo procedimental de inclusão deste gênero alimentício na alimentação escolar submetido a apreciação e assessoria técnica e cientifica da equipe do CECANE/UFS.

Participaram da reunião as nutricionistas Andrea Maria Magalhães e Karen Blanda Reis do Nascimento, responsáveis técnicas, respectivamente, do Núcleo de Planejamento da Alimentação Escolar e Núcleo de Projetos e Fiscalização da Alimentação Escolar do DIALE; Josefa Stefani Oliveira Reis, estagiária em Nutrição e Saúde Coletiva do curso de nutrição da UFS, Profa. Dra. Renata Lopes de Siqueira, Coordenadora de Gestão do CECANE/UFS, e as nutricionistas Carla Caroline de Oliveira e Maria Thaiane Mendonça, que atuam como agentes PNAE do CECANE/UFS nas ações de monitoria e assessoria técnica ao estado e aos municípios sergipanos.

Desta reunião resultaram importante encaminhamentos para a consolidação do protocolo de inclusão do Camarão na Alimentação Escolar no município, a saber: ajuste do questionário de investigação prévia de casos de alergia alimentar e dos termos de anuência para consumo dos segmentos escolares, revisão do material educativo para fornecedores e manipuladores de alimentos (banners, cartazes e cartilha educativa), proposição de uma oficina culinária para manipuladores de alimentos sobre boas práticas e preparações culinárias com camarão.

Ao final da reunião ficou também definido que para devido respaldo administrativo e jurídico os encaminhamentos supracitados que integram o protocolo de inclusão do camarão na Alimentação Escolar serão apresentados em reunião a ser realizada em breve com gestores da SEMED, procuradoria municipal e Conselho de Alimentação Escolar. A expectativa é que o protocolo proposto sirva de referência para outros municípios sergipanos, fomentando ainda mais o desenvolvimento e a cultura alimentar local, assim como, a realização do Direito Humano a Alimentação adequada dos escolares da rede pública de ensino.

Galeria de Imagens