Notícias
Educação Alimentar e Nutricional no PNAE
O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) preconiza a promoção de práticas alimentares saudáveis por meio da oferta de refeições juntamente com ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN), visando promover a prática autônoma e voluntária de hábitos alimentares saudáveis. O conceito de EAN envolve um campo transdisciplinar, multissetorial e multiprofissional.
A EAN tem seu objetivo principal em promover uma alimentação adequada e saudável, contribuindo com o Direito Humano à Alimentação e à Nutrição Adequada (DHANA). Além disso, está inclusa em uma das diretrizes da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN), contribuindo para combater problemáticas do país, como má nutrição e obesidade.
Diversas ações podem ser desenvolvidas pelo nutricionista Responsável Técnico do PNAE para que o objetivo da EAN seja colocada em prática, alguns exemplos de ações são palestras, atividades lúdicas, eventos como feira de ciências ou semana da alimentação, hortas escolares, oficinas de arte culinária, utilização de música, vídeos e filmes. Além disso, também são importantes as atividades pedagógicas inseridas no currículo escolar e a formação da comunidade escolar (professores, diretores, coordenadores pedagógicos, conselheiros de alimentação escolar e/ou manipuladores de alimentos).
REFERÊNCIAS
Silva, S. U. da ., Monego, E. T., Sousa, L. M. de ., & Almeida, G. M. de .. (2018). As ações de educação alimentar e nutricional e o nutricionista no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar. Ciência & Saúde Coletiva, 23(Ciênc. saúde coletiva, 2018 23(8)). https://doi.org/10.1590/1413-81232018238.19642016.
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social. Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Conselho Federal de Nutricionistas. Princípios e práticas para a Educação Alimentar e Nutricional. Brasília, 2018. Disponível em: https://www.cfn.org.br/wp-content/uploads/2018/08/CADERNO_EAN_semmarca.pdf. Acesso em: 18/01/2023.