Notícias

Evento de Inauguração do CECANE UFS e Comemorativo ao Dia do Nutricionista

Aconteceu no último dia 30 de agosto, o evento inaugural do CECANE/UFS e alusivo ao dia do nutricionista. O evento foi direcionado aos nutricionistas atuantes do PNAE de todo o estado de Sergipe, abordando o tema Processos Licitatórios para a Alimentação Escolar, que é de extrema importância no desenvolvimento do programa. A programação deu início com a apresentação e as falas dos representantes convidados para composição da mesa de abertura, que contou com a presença da Profa. Dra. Renata Lopes de Siqueira (coordenadora de gestão do CECANE/UFS); Profª. Drª. Andhressa Araújo Fagundes (chefe do Departameno de Nutrição); Profª. Drª. Sueli Maria da Silva Pereira ( Vice-coordenadora do Fórum de Pró-reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras – FORPROEX); Adriana Maria da Silva Oliveira (Presidente do CAE de Aracaju); Mychelyne Guerreiro ( coordenação geral do Sindicato de Nutricionistas e Técnicos de Nutrição de Sergipe – SINDINUTRISE); Andrenito Santos de Menezes (Conselheiro do CONSEA-SE); Andréa Maria Magalhães (Nutricionista do PNAE – São Cristovão).

Dando sequência, foi apresentada a equipe CECANE/UFS, juntamente com seus produtos em desenvolvimento e os docentes a frente deles, Profa. Dra. Silvia Maria Voci (Produto 1 – Qualificação remota de nutricionistas, conselheiros e gestores da alimentação escolar), Prof. Dr. Roberto dos Santos Lacerda (Produto 2 – Fomento à inserção dos agricultores familiares quilombolas no PNAE) e Profa. Dra. Paula Ribeiro Buarque (Produto 3 – Capacitação profissional para adequação dos cardápios da alimentação escolar à Resolução n 06/2020).

Posteriormente, a palestra foi brilhantemente ministrada pela pregoeira Julcemara Andrade da Cruz (especialista em licitações e contratos), contando com o engajamento dos nutricionistas presentes em toda a sua apresentação, especialmente após a dinâmica de estudo de caso, realizada em grupos e supervisionada pelas agentes PNAE. A discussão dos estudos de casos com a pregoeira permitiu uma interação ainda maior e mais completa entre todos os participantes, atingindo o objetivo da oficina.