Notícias

FIAN Brasil retorna a Tabatinga (AM) e apresenta resultados do estudo de caso sobre o Pnae e a cultura alimentar indígena local

Por meio de entrevistas e rodas de conversa com diferentes públicos e instituições, realizadas em agosto de 2022, a FIAN Brasil produziu um estudo de caso que pretende contribuir para melhorar a oferta de alimentação escolar indígena no município de Tabatinga (AM) e apoiar o fortalecimento da produção agroecológica na comunidade de Belém do Solimões. No território, a grande maioria dos 5 mil habitantes pertence à etnia Tikuna (Magüta).

Nessa semana, a coordenadora colegiada da FIAN Brasil e coordenadora do @observatorioalimentacaoes , Mariana Santarelli e o assessor de advocacy da @fianbrasil , Pedro Vasconcelos, estão em campo para apresentar à comunidade e lideranças os resultados desse estudo.

Nas visitas, estão sendo entregues materiais como um diagnóstico sobre alimentação escolar, recomendações às instituições responsáveis e mapeamento da produção agrícola local.

Também ocorre a exibição do minidocumentário “A Roça, o Rio e os Degraus: Alimentação Escolar Indígena no Alto Solimões”, com relatos do dia a dia nas escolas municipais indígenas Eware Mowatcha e Ngetchutchu Ya Mecü, em que a produção local tem seu espaço, mas a alimentação escolar escasseia ou falta em vários momentos. A produção também mostra o trabalho da Mapana, associação de mulheres tikuna, com roçados coletivos e formação, que já passa de 200 associadas.

Para acessar a íntegra dos materiais - reportagem especial, minidocumentário, imagens e publicações – acesse a página fianbrasil.org.br/pnaetkn (link na bio).

Imagens: Mariana Santarelli/FIAN Brasil

Fonte: @observatorioalimentacaoescolar

Galeria de Imagens