Notícias

Papel dos Professores na Formação dos Hábitos Alimentares

A escola tem influência importante no desenvolvimento de crianças e adolescentes, inclusive na formação dos hábitos alimentares. Sabe-se que uma alimentação balanceada pode contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biológico, psicológico e social dos alunos, bem como contribuir positivamente para a aprendizagem e o rendimento escolar. 

Os estudantes passam boa parte do seu tempo na escola e mantêm vínculo constante e direto com os professores. Sendo assim, trabalhar a educação alimentar no ambiente escolar pode moldar o comportamento alimentar dos alunos, promovendo a formação de hábitos de vida saudáveis, manutenção da saúde e melhoria da qualidade de vida.

E como os professores podem ajudar? Aqui vão algumas dicas:

  • Incentivar os alunos a consumirem o lanche ofertado na escola, pois devido à lei do PNAE, tendem a ser mais saudáveis. 
  • Incentivar os pais dos alunos a não oferecer lanches ultraprocessados como biscoitos, salgadinhos e sucos de caixinhas para os filhos. 
  • Preparar um piquenique, em que os alunos podem levar alimentos saudáveis para comparar com rótulos de alimentos ultraprocessados, discutindo as informações nutricionais e mostrar aos alunos o que são e a importância que cada um dos nutrientes tem para o organismo.
  • Utilizar os alimentos para aprender outros idiomas, mostrando como são chamados em outras línguas. Aqui os professores também podem reforçar a importância de cada alimento e incentivar o consumo entre os alunos.
  • No caso de crianças pequenas, podem mostrar um episódio de desenho infantil que retrata a alimentação saudável, por exemplo: o Popeye, Nutriamigos etc.