Notícias
Reportagem acerca da Insegurança Alimentar e Nutricional do estado de Sergipe
No dia 15 de setembro foi ao ar na emissora TV Sergipe, no programa “SE TV” uma entrevista que contou com a participação da Profa. Dra. Renata Lopes de Siqueira (Coordenadora do CECANE/UFS) e Profa. Dra. Silvia Voci (subcoordenadora do CECANE/UFS) que teve como foco evidenciar os novos números sobre Insegurança Alimentar no estado de Sergipe. O estudo mencionado na reportagem do “SE TV” é da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (PENSSAN). Na entrevista, a pesquisadora da rede e também subcoordenadora do CECANE UFS, Silvia Voci, apontou que mais de 70% da população de Sergipe sofre em algum grau com a Insegurança Alimentar, em números absolutos, cerca de 1,6 milhões de sergipanos. O número de pessoas em Insegurança Alimentar Grave, ou fome, foi de 702 mil habitantes.
A matéria apontou que esse cenário é ainda pior em residências onde existem crianças abaixo de 10 anos. E é aí onde se destaca ainda mais a importância do Programa Nacional de Alimentação Escolar, ressaltada na fala da Profa. Dra. Renata Lopes. O PNAE é uma das políticas públicas mais longevas ainda em funcionamento do país, que tem como principal objetivo atender as necessidades nutricionais no âmbito escolar durante todo o ciclo de educação básica. Assim, é de extrema importância para a garantia da alimentação adequada dos escolares.
Por fim, Renata Lopes de Siqueira, exemplifica como a pandemia afetou negativamente a vida dos alunos, que com as medidas de segurança e isolamento ficaram um período sem receber essa alimentação diariamente no espaço escolar.
Assista a reportagem na íntegra clicando no link abaixo: