Notícias

Roda de conversa promovida pelo CECANE/UFS acerca das comunidades quilombolas de Sergipe

Na quarta-feira, dia 04 de maio de 2022, às 15:30 horas, foi realizada uma roda de conversa promovida pelo Centro Colaborador de Alimentação e Nutrição Escolar da Universidade Federal de Sergipe (CECANE/UFS) com a equipe de desenvolvimento do produto 2 que tem por objetivo fomentar a inserção dos agricultores familiares quilombolas sergipanos no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Estiveram presentes no evento a Prof. Dra. Renata Lopes de Siqueira (coordenadora de gestão do CECANE/UFS), Prof. Dr. Roberto dos Santos Lacerda (docente suporte técnico), Maria Thaiane da Silva Mendonça (agente PNAE), Iris Teixeira Ferreira (discente de iniciação científica), Ana Maria do Santos e Mariana Passos Carregosa mestrandas do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) e Programa de Pós-Graduação em Ciências da Nutrição (PPGCNUT), respectivamente. A roda de conversa foi sobre a tese: “Qualidade de vida em comunidades quilombolas do estado de Sergipe: Um olhar voltado para a sustentabilidade” de autoria e apresentada pela Dra. em Desenvolvimento e Meio Ambiente Flávia Regina Sobral Feitosa. Foram discutidos os seguintes tópicos:

- Breve histórico sobre o acesso dessas comunidades às políticas públicas;

- As características culturais, territoriais e identitárias dos quatro quilombos titulados do estado de Sergipe, Serra da Guia, Mocambo, Pirangi e Lagoa dos Campinhos;

- Indicadores de qualidade de vida nessas comunidades quilombolas.

A Dra. Flávia Feitosa, através das experiências vividas durante a execução de sua pesquisa, trouxe um olhar amplo e enriquecedor sobre as quatro comunidades quilombolas estudadas em sua tese. A discussão com a equipe CECANE apontou os principais desafios que serão enfrentados e possíveis caminhos a serem seguidos para que o objetivo de integração desses agricultores familiares quilombolas ao PNAE, seja alcançado. O trabalho da Dra. Flávia Feitosa contribuirá de forma efetiva para que o planejamento e execução das atividades do CECANE sejam coerentes com as características socioculturais das comunidades.