Notícias
TREINAMENTO DE BOAS PRÁTICA PARA MANIPULADORES DE ALIMENTOS ESCOLARES
Você sabia que é obrigatório o treinamento de boas práticas para manipuladores de alimentos nas unidades escolares?
De acordo com a Resolução nº 06/2020, é obrigatória a capacitação de manipuladores para que se possa garantir uma boa qualidade higiênico-sanitária desde a aquisição, transporte, estocagem, preparo/manuseio até a distribuição para alunos atendidos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar.
Esse processo é importante para que seja capaz de assegurar a segurança dos alimentos e evitar os surtos alimentares que são comuns em escolas e ocorrem principalmente por falta de higiene dos manipuladores de alimentos, veiculando as Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar (DTHA). Dessa forma, os treinamentos permitem que o trabalho seja feito com maior qualidade, garantindo a segurança dos alimentos.
Além disso, um alimento de qualidade e com menor probabilidade de infecções, intoxicação bacteriana, toxinfecções, intoxicações não bacterianas ou doenças tóxicas aumenta a probabilidade de SAN para os alunos, visto que a SAN não é apenas ter o alimento no prato para comer, está relacionada a todos os fatores que antecedem a comida pronta.
Fontes:
QUAL a importância do treinamentos para os manipuladores de alimentos?. [S. l.], 27 abr. 2022. Disponível em: https://semearfoodsafetyculture.com.br/qual-a-importancia-do-treinamentos-para-os-manipuladores-de-alimentos/. Acesso em: 28 nov. 2022.
BRASIL. Resolução nº 06, de 6 de maio de 2020. Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE. Diário Oficial da União, Brasília, 6 maio 2020.